terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dia das Bruxas


História do Dia das Bruxas – Simbolos e tradições

Se reparares no calendário da Igreja, cada dia tem o seu santo. No entanto, há mais santos do que os 365 dias do ano. Por isso a Igreja Católica escolheu o dia 1 de Novembro para os honrar a todos. Daí ser "Dia de Todos os Santos".
Sabes de onde vem a palavra Halloween? É que Dia de Todos os Santos diz-se em inglês All Hallows Day. E, como vais descobrir, a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!
Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (dos Mortos) passaram a fundir-se numa mesma tradição. Acreditava-se que nessa noite, a na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo. Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar. Também para se protegerem, carregavam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida.
Esta festa, por estar relacionada, na sua origem com a morte, utiliza símbolos assustadores: fantasmas, bruxas, caveiras, monstros, gatos negros, morcegos e até personagens como Drácula e outros. A comemoração desta data é recente em Portugal. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos.










Sem comentários: