domingo, 18 de janeiro de 2009

Cantar as Janeiras

As Janeiras é uma tradição portuguesa em que um grupo de pessoas, no mês de Janeiro, se juntam e vão de porta em porta desejar um bom ano a todos os presentes.

A escola, querendo preservar esta tradição, convidou-nos para ensaiar com os colegas do 4ºB as cantigas. Tivemos poucos ensaios, mas depressa ficamos afinados.

Fomos cantar já na semana anterior à Câmara de Matosinhos.Na sexta-feira, dia 16 de Janeiro, da parte da tarde, fomos cantar as Janeiras à Escola sede do Agrupamento, aos nossos colegas da escola das Ribeiras e também ao Lar de idosos de Perafita.A actividade correu muito bem, fomos bem recebidos por todos .










O que investigamos

As Janeiras ou cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo. Formam-se grupos de amigos ou vizinhos, com ou sem instrumentos.
Depois do grupo feito, e de distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança. Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras.
Antes davam-se: castanhas, nozes, maçãs, chouriço, etc. Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa tradição. No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.

Sem comentários: