Mostrar mensagens com a etiqueta Participação no Projecto da acção "Brincar com a Matemática na nossa freguesia". Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Participação no Projecto da acção "Brincar com a Matemática na nossa freguesia". Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Visita ao Planetário do Porto








































No dia 5 de Maio, alunos e professores das turmas do 3º anos , acompanhados por duas funcionárias ,foram ao planetário do Porto assistir a sessão: O Victor à descoberta do Sistema Solar.
Saímos da escola às 10 h 30 m e chegamos por volta das 10h 45m . Fomos todos de camioneta.
A visita foi planificada com o objectivo de nós entendermos melhor as matérias que estamos a dar em Estudo do Meio - Os astros; e ao mesmo tempo articular com o Projecto “ Brincar com a Matemática na minha freguesia”
Lá no Planetário, a guia da sessão identificou e explicou todos os planetas , do nossa sistema solar. Observámos a representação do Universo, ensinou-nos identificar a Ursa Maior, Ursa Menor, a Estrela Polar e outras constelações. Também vimos os dois movimentos da Terra e as fases da Lua .
A visita decorreu muito bem e todos nós adorámos.
Já na sala explorámos a visita em várias disciplinas: Estudo do Meio, Língua Portuguesa e Matemática .

segunda-feira, 2 de março de 2009

O nosso trabalho sobre os Sismos


Autoprotecção de Sismos

• O Sismo é um fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
• Apesar de não se poder impedir ou prever os seus efeitos podem ser minimizados com comportamentos a adequados. Manter a calma e saber agir pode marcar a diferença


Durante

Mantenha a CALMA!

Em casa ou num edifício

Dirija-se para um local seguro e mantenha-se afastado das janelas, espelhos chaminés e outros objectos que possam cair.
Ajoelhe-se e proteja a cabeça e os olhos com as mãos.
Não se precipite para as saídas se estiver num andar superior do edifício. As escadas podem ficar congestionadas
Nunca utilize os elevadores.
Se estiver na rua mantenha-se afastado dos edifícios altos, postes de electricidade e outros objectos que possam cair. Dirija-se para um local aberto.
Se for a conduzir pare o veículo, longe de edifícios, muros, encostas, postes e cabos de alta tensão, e permaneça dentro dele.

O nossos trabalhos
Caixa de texto: Atenção:
Tenha sempre armazenado água e alimentos enlatados para 2 ou 3 dias.





Plano de Protecção

Em casa ou num edifício

Locais mais SEGUROS
• Vãos de portas, de preferência em paredes mestras.
• Cantos das salas.
• Debaixo das mesas, camas ou outras superfíceis resistentes.

Locais mais PERIGOSOS
• Elevadores.
• Junto à janela, espelhos e chaminés.
• No meio de das salas.
• Saídas.
Tenha sempre à mão um estojo de EMERGÊNCIA
• Rádio a pilhas.
• Lanterna a pilhas.
• Pilhas de reserva.
• Estojo de primeiros socorros.
• Medicamentos essenciais.
• Agasalhos.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Notícia da visita à quinta Agrária



Notícia da visita à quinta Agrária

As turmas do 2º ano da escola de Perafita, foram no dia 16 de Abril de 2008, à quinta Agrária em Perafita.
Quando lá chegámos, o senhor António, empregado da quinta mostrou-nos os animais.
Os primeiros animais que vimos foram: o cão Tobias, os dois cabritinhos e o leitão.
De seguida o Senhor António levou-nos a conhecer outros animais: os bois, as vacas, os coelhos, os vitelos, os patos, as galinhas e as ovelhas.
Na quinta havia muitas plantas e nós fomos com a professora estudar algumas. Vimos o cebolinho, a batateira, as couves, as ervilhas, as favas, o pessegueiro, a figueira, o loureiro e o marmeleiro.
A Sandra descobriu uma joaninha e a Soraia uma minhoca.
Estivemos a medir algumas plantas e animais. Fizemos alguns registos nos guiões da visita.
No fim da visita regressámos muito felizes à escola.

domingo, 9 de março de 2008

Feira da Segurança


Visita à feira da Segurança

No dia, 29 de Fevereiro de 2008,a turma 2B e C mais alguns alunos da escola, fomos à feira da segurança.
Fomos de camioneta até à Feira, que se realizou no parque Basílio Teles em Matosinhos.
Lá, vimos a nova farda dos nadadores salvadores, o exército com algumas actividades radicais, uma pista de trânsito móvel, muitos bombeiros, barracas com trabalhos das escolas, ambulância, GNR…
A primeira coisa em que participámos foi pedalar na pista de trânsito móvel. De seguida fomos ver os nossos trabalhos. Entrámos dentro de uma ambulância e vimos tudo o que havia na feira.
Por último a professora deixou-nos brincar nos insufláveis.Foi um dia muito divertido.

Turma 2B

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Maquete da rua



Uma maquete que realizamos juntamente com os colegas do 2ºC, na particpipação do projecto "Brincar com a Matemática na minha freguesia". Tema " Crescer em Segurança"

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Itinerário da visita ao Meio




Dada as coordenadas que a professora escreveu no quadro e nós no caderno diário, desenhámos o itinerário da visita de estudo ao meio.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Itinerário da visita ao Meio



Aqui temos o itinerário da visita ao Meio. Escola - Junta de freguesia - igreja - centro de dia - escola

Notícia

Os alunos do 2º Ano da escola de Perafita, foram no dia 23 de Janeiro, da parte da tarde, fazer uma visita de estudo ao Meio, para conhecer melhor as instituições existentes, os serviços públicos e identificar os sinais de trânsito existentes na rua.
Iniciámos a nossa visita por conhecer a Junta de freguesia.
A nossa colega Ana Catarina fez uma entrevista à D. Manuela,
funcionária da Junta.
No fim da visita, vimos o Centro de Saúde e andámos na rua a observar os sinais de trânsito. Passámos pela igreja e fomos ao Centro de Dia, para conhecer melhor esta instituição.
Aqui, a nossa colega Soraia fez uma entrevista a uma senhora que se chamava D. Fernanda. Depois da entrevista estivemos a ver as actividades que os idosos estavam a realizar. Uns jogavam ao loto, outros às cartas, outras faziam malha e renda. Jogámos um pouco com eles e conversámos um pouco.
Por fim regressámos à escola muito contentes com todas as visitas.


Texto colectivo
Turma 2º Ano