sexta-feira, 13 de março de 2009

A Primavera





Na Primavera o sol brilha mais, os dias tornam-se mais quentes e maiores.
Os campos ficam mais bonitos, ficam com flores de várias cores, nas árvores nascem frutos muito saborosos e sente-se um cheirinho muito bom.
As andorinhas voltam e fazem os seus ninhos nos beirais das casas. Ouve-se o cantar dos passarinhos.
Os animais que estão a hibernar começam a aparecer.

Eu gosto muito da Primavera!



Tiago Santos

Telmo Pinheiro



Um fim-de-semana no Gerês

O ano passado, fomos acampar um fim-de-semana no Gerês. Quando chegámos montámos as tendas e fizemos um churrasco. Há tarde demos um passeio pelo rio.
No fim fomos dormir, eu não conseguia adormecer pois o som dos grilos era forte. Na manhã seguinte acordei com o cantar dos pássaros, vi muitas andorinhas, e campos com muitas flores. A vida no campo é bonita, mas na Primavera ainda mais bonita.

Telmo

A amizade







Era uma vez dois meninos chamados Cátia e Rui que viviam numa casa perto de uma floresta.
Todos os dias, logo que acordavam, saíam de casa para brincar com os animais seus amigos: o esquilo Teco, a raposa Dentuça, o urso Pantufa…
Mas com quem eles se divertiam mais, era com o elefante Tantor que os levava nas suas costas até ao rio, onde todos tomavam um delicioso banho a seguir ao qual comiam um apetitoso pequeno - almoço.


Ana Glória

A andorinha


Era uma vez, uma andorinha que se chamava Piu-piu que todos os anos na Primavera vinha fazer o ninho num beiral na casa da minha avó.

Na Primavera, ela punha os ovos e chocava para nascer novos passarinhos. No ano passado, num dia há tarde uma andorinha pequenina caiu do ninho e eu e a minha avó apanhámos a andorinha bebé. Fomos buscar uma escada e eu fui colocá-la no ninho e todos os dias ia vê-los comer insectos que a andorinha Piu-piu caçava nos campos cheios de erva verdinha.
Carlos

A Primavera


A Primavera começa normalmente no dia 21 de Março, quando acaba o Inverno.
É uma estação do ano muito bonita e agradável. As temperaturas são amenas, os dias começam a ficar maiores e os campos e jardins enchem- se de flores das cores mais variadas. Por sua vez as árvores cobrem-se de folhas verdinhas e algumas aves que tinham deixado o nosso país no Outono por causa do frio, regressam para fazerem os seus ninhos e terem os seus filhotes.
As pessoas começam a usar roupas frescas e parece que andam mais alegres, principalmente as crianças que já podem sair para a rua e participar nas mais variadas brincadeiras.
Eu penso que a Primavera é uma época maravilhosa porque é como se tudo estivesse a renascer.

Ana Glória

quinta-feira, 12 de março de 2009

Quadro interactivo









TIC com o Magalhães





Hoje iniciámos as aulas de TIC com o computador Magalhães. Escrevemos a notícia para pulblicar no blog, no word e ainda recordámos como introduzir e formatar imagens. No fim de escrevermos a notícia , abrimos o powerpoint e estivemos a fazer tabelas.







Pavilhão da Água




Hoje, dia 11 de Março fomos visitar o Pavilhão da Água que está a situado no Parque da cidade do Porto.
Iniciámos a visita por observar a linda construção do edifício, os painéis solares e os jactos de água, tudo isto do exterior.
Quando entrámos, vimos um filme sobre a importância da água para a nossa vida e o nosso planeta.
Depois do filme fomos ao laboratório ver algumas experiências com água.
Depois desta visita a guia levou-nos a observar e interagir com várias experiências muito interessantes. Assim como:
Compor música, assistir à formação de um tornado e de um ciclone, ver imagens a 3 dimenções através de ilusões de óptica, observar o comportamento das ondas…
No fim da visita fomos ver os patos, gansos e cisnes no lago do Parque da Cidade. E por fim, regressamos à camioneta para virmos para a escola.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Visita ao Pavilhão da Água






Hoje, dia 11 de Março fomos visitar o pavilhão da água que esta situado no parque da cidade do Porto.
Iniciámos a visita por observar a linda construção do edifício, os painéis solares e os jactos de água, tudo isto do exterior.
Quando entramos vimos um filme sobre a importância da água para a nossa vida e o nosso planeta.
Depois do filme fomos ao laboratório ver algumas experiências com a água.
De seguida, a guia levou-nos a observar e interagir com várias experiências muito interessantes. Assim como: compor música, assistir à formação de um tornado e de um ciclone, ver imagens a 3 dimensões através de ilusões de óptica, observar o comportamento das ondas …
No fim da visita fomos ver os patos, gansos e cisnes no lago do Parque da Cidade . E por fim, regressámos à camioneta para virmos para a escola.


Visita de Estudo -Pavilhão da Água


O Pavilhão da Água, um dos mais visitados na Expo 98, é o equipamento perfeito para experimentar a importância da água e as suas aplicações diárias, lúdicas e científicas.Foi oferecido à Câmara Municipal do Porto pela Unicer e está, desde Dezembro de 2002, instalado no Parque da Cidade, sendo gerido pela Fundação Ciência e Desenvolvimento.O edifício, da autoria dos arquitectos Alexandre Burmester e José Carlos Gonçalves, foi projectado de forma a criar a ilusão de que está suspenso no ar.
No seu espaço, uma série de experiências formam um conjunto de jogos de cor, luz e som que produzem efeitos, simulam acontecimentos e explicam fenómenos. Tudo isto através da água, única fonte de energia das experiências.


Objectivos da visita:
Importância da água na vida dos seres vivos
Experiências com a água
Aplicações diárias da água, lúdicas e científicas

sábado, 7 de março de 2009

Semana da Leitura

No dia 5 de Março, tivemos na escola a escritora Luísa Dacosta.

Transmontana de nascimento (Vila Real, 1927), Luísa Dacosta formou-se na Faculdade de Letras de Lisboa, em Histórico-Filosóficas, sendo actualmente professora aposentada do ensino oficial (2º ciclo )





































Teatro que Apresentamos na Escola 2,3 do Agrupamento

Nós, alunos do 3º ano, da escola de Perafita.
Fomos apresentar à Escola 2,3 do Agrupamento, uma peça de teatro da fábula dos irmãos Grimm “ Os Músicos de Bremen”
Esta história é uma fábula, pois passa-se entre animais que falam e pretende ter uma lição de moral.
Os irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm Grimm nasceram na Alemanha, estudaram direito, mas abandonaram para serem professores numa universidade na Alemanha.
São conhecidos em todo o mundo pela grande quantidade de contos populares que recolheram na Alemanha desde o início do século XIX. Diz-se que escreviam à noite as histórias que ouviam durante o dia de parentes, amigos e camponeses.
Nas suas histórias, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Não é sempre que isso acontece na vida real, mas na fantasia dos irmãos Grimm quem merece ganha sempre um final feliz.
Esta fábula, conta a história de 4 animais muito diferentes entre si: um burro, um cão, um gato e um galo, em que todos foram maltratados e abandonados pelos seus donos e decidem ir para Bremen , uma cidade onde irão conhecer a liberdade.