terça-feira, 28 de abril de 2009

Visita da deputada Dra Alcídia Lopes










Visita da deputada Dra Alcídia Lopes


No dia 20 de Abril, da parte de tarde tivemos na nossa sala a deputada Alcídia Lopes. Veio nos falar sobre a configuração do hemiciclo, da Assembleia da República.Chama-se hemiciclo, isto é , sala semicircular com bancadas. E sobre todo o trabalho que fazem os deputados na Assembleia.
É actualmente composta por 230 Deputados. É o espaço onde se fazem as reuniões e os debates parlamentares.
Na actual legislatura existem 6 grupos parlamentares correspondentes aos partidos políticos que elegeram Deputados nas eleições legislativas realizadas em 20 de Fevereiro de 2005: Partido Socialista, (PS), Partido Social Democrata (PSD), Partido Comunista Português ( PCP), Partido Popular (CDS-PP), Bloco de Esquerda (BE) e Partido Ecologista “Os Verdes” ( PEV) e dois Deputados não inscritos em grupos parlamentares.

PS
121
PSD
75
PCP
11
CDS-PP
11
BE
8
PEV
2
NINSC *
2

Articulação entre turmas " 25 de Abril"
















No dia 20 de Abril, iniciámos o estudo sobre o 25 de Abril. O tema foi introduzido pela audição, com visualização de imagens da história " O tesouro" . A história foi lida através de um livro da biblioteca digital , um site da internet. Convidámos as turmas das professores Ana Gonçalves e Olinda Aroso. Depois de lida a história e de a recontarmos, estivemos a ver alguns videos do youtube. Observámos imagens reais, fotos da época e alguns videos. Também vimos um pouco do filme " A liberdade" . Por fim cantamos alguns canções relacionadas com a liberdade e o 25 de Abril

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ana Catarina



Poema sobre a liberdade


Uma pomba branca
a voar
sinal de liberdade e de paz.
Um lenço branco
a voar no ar
a assinalar a liberdade
que toda a gente deve ter .
Mas não abusar dela
porque todo tem os seus limites .
E para mim a Liberdade,
é um tesouro!
Cuida bem dela!
Agora a liberdade
esta nas tuas mãos

quinta-feira, 16 de abril de 2009

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Andreia



AMIZADE
Era uma vez, uma menina chamada Rita, que vivia numa casa de campo muito gira.
Um dia foi para a escola e arranjou muitos amigos. Encontrou, no recreio, uma menina que não tinha nenhum amigo e a Rita foi ter com ela.
-O que se passa? Porque estás triste? - perguntou a Rita.
A menina respondeu:
-Porque ninguém brinca comigo.
-Isso é porque nunca pedes se podes brincar! – disse a Rita –é só por isso! Não fiques triste.
Então a partir de esse dia, ela teve muitos amigos.
FIM!

Texto feito nas férias da Páscoa no computador Magalhães


O meu pai
O meu pai trabalha muito, ele é instrutor de condução. Quando estou de férias costumo ir com o meu pai para a escola de condução, aproveito para fazer os deveres da escola e também gosto de fazer de conta que eu sou uma instrutora. Faço de conta que ensino alunos a conduzir, mas o meu pai diz que eu grito muito e fico muito zangada com os meus alunos.
Por volta das 12 horas chega o meu pai para almoçarmos todos juntos, depois vou-me vestir enquanto o meu pai descansa um pouco, porque por volta das 14 horas, o meu pai e eu vamos de mota ou de carro para a escola de condução.
Eu gosto de ir com o meu pai para escola de condução, por vezes ele tira fichas da internet para eu fazer, mas quando às vezes não sei ou erro porque estou distraída ele fica zangado.
Quando ele vai dar aulas de condução, eu por vezes vou para uma senhora que tem uma papelaria, e também um cão com quem eu brinco pois ele é muito meigo.
Por volta das 20 horas vimos para casa para jantarmos um pouco depressa porque o meu pai ainda vai trabalhar. Depois quando ele chega a casa já estou a dormir.

Cátia Silva

terça-feira, 14 de abril de 2009

Texto feito nas férias da Páscoa no computador Magalhães



O meu dia alegre
Num dia lindo de sol, fui dar um passeio até ao campo e vi um bando de pássaros muito bonitos e vi também um rebanho de ovelhas.
Entretanto, como havia lá um pequeno rio, resolvi dar um mergulho, na sua água transparente. Fiquei maravilhada com um cardume de peixes bonitos que por mim passaram.
Quando voltei para casa vinha tão alegre que tive de contar à minha mãe o motivo de tanta alegria.

Soraia

Resumo da obra"O Pequeno Polegar"


O Pequeno Polegar
Era uma vez, um menino tão pequenino que os pais deram-lhe o nome de Pequeno Polegar. Ele era o mais ágil dos filhos de um pobre lenhador.
Pequeno de tamanho, mas com uma enorme inteligência.
Um dia, foram todos à floresta apanhar lenha e perderam-se. Ao cair da noite, viram uma casa com luz e dirigiram-se para lá. Abriu-lhes a porta a mulher de um ogre, que lhes disse:
-Entrem, mas se o ogre vos encontrar, come-vos.
O Ogre tinha chegado, e viu os meninos instalados na cama . Quase que os comia, mas a mulher convence-o a comê-los só no dia seguinte. O Pequeno Polegar que fingia estar a dormir ouviu a conversa toda e fugiu com os seus irmãos e as botas mágicas do ogre, e foi entregá-las ao rei.
O rei, como recompensa, deu-lhe um saco com moedas de ouro.
Os meninos foram para casa e os pais ficaram muito felizes e nunca mais passaram fome.

Soaria

A história "A coelhinha diferente"

Fomos à sala dos meninos diferentes visualizarmos uma fábula da coelhinha diferente. Foi uma história muito bonita e todos gostámos muito.































domingo, 5 de abril de 2009